Construção do Hughes XF-11

Vou mostrar aqui um resumo de como foi a construção do Hughes XF-11, o primeiro modelo grande que fiz, iniciado em 2007 e cuja construção demorou quase um ano e meio.

Se quiser ver todos os detalhes, acesse o fórum no e-voo clicando aqui!

Como as fotos são antigas, a qualidade não é das melhores, mas a ideia é fazer um resumo rápido com uma explicação simples de cada passo. Para mim foi muito bom revisar toda essa construção que me ensinou muitas das técnicas que uso hoje.

Esse é um avião raro, eu não foi fácil achar muitas fotos dele na Internet. Ele é mostrado no filme “O Aviador”, estrelado por Leonardo DiCaprio. Quando assisti ao filme, fiquei com muita vontade de construir esse avião. Veja algumas imagens dele:

Iniciando a construção do XF-11

Esse é um avião que não tem uma planta para ajudar na construção. O máximo que encontrei foi uma imagem em 3 vistas. Então fui obrigado a fazer desenhos, baseado em fotos e tentando manter as proporções das 3 vistas. Comecei então a projetar a asa entre os booms. Usei o software de modelagem 3D Blender.

Transformei o modelo 3D em 2D, salvando no formato DXF. Daí usei um visualizador de DXF para imprimir as nervuras e começar a construir usando madeira balsa. Para as longarinas, usei sarrafos de cedro.